whatsapp image 2023 09 29 at 19.39.26

Gelatina no cabelo? Bia e Branca Feres explicam a inusitada trend capilar

Moda e Beleza
Técnica para fixar o cabelo das atletas de nado artístico tem sido usada, erroneamente, como truque de beleza Gelatina no cabelo? Confira a inusitada trend capilar
Nos últimos dias, vídeos sobre a “gelatine hair” (cabelo de gelatina, em inglês) bombaram nas redes sociais. Neles, meninas pincelam o produto nos fios e, em instantes, ele está duro feito um plástico transparente.
✅ Clique aqui e participe do canal do gshow no Whatsapp
Mas, calma! Não se trata de um novo truque de beleza caseiro. Aliás, está bem longe disso, segundo explica a dermatologista Luciana Passoni, especialista em cabelos e transplante capilar: “É um perigo essa gelatina quente! Pode causar danos térmicos e por causa da tração dos fios.”
Além da médica, o gshow conversou com as gêmeas no nado artístico Bia e Branca Feres para entender direito essa história e contar porque não se deve usá-la como um tratamento de beleza.
As gêmeas Bia e Branca Ferres explicam por que atletas de nado artístico usam gelatina no cabelo
Arquivo pessoal
Você já reparou que, nessa modalidade esportiva, as atletas não usam touca da natação e, ainda assim, o cabelo não sai do lugar mesmo durante os rápidos e frenéticos movimentos debaixo d’água? A explicação está bem aqui: “Nada mais é do que gelatina de comer, aquela que você usa para fazer pudim”, diz Bia.
O produto em pó é dissolvido em um recipiente com pouca água e em uma temperatura muito alta para deixar a textura bem grossa, quase como uma cola. Em seguida, a gelatina incolor é aplicada no cabelo, já preso em um coque e com os enfeites: “Você aplica, deixa secar e aí fica super-resistente”, conta ela.
No vídeo, uma atleta de nado artístico mostra como tira a gelatina do cabelo após as apresentações
Reprodução/TikTok
Tão resistente que, para ser retirado, Bia demora mais de 20 minutos só para lavar o cabelo no banho quente – que ajuda a “derreter” o produto: “Na hora de tirar dá muito trabalho, porque você tem que ficar muito tempo no banho e, mesmo assim, sempre fica um pouquinho de resíduo”.
O processo de aplicação é bem rápido, segundo elas, mas requer muito cuidado para não deixar que a gelatina escorra e queime o rosto. Branca também comenta que passar produto em excesso não só não adianta nada, como pode queimar o couro cabeludo.
Por que não deve ser usado como truque de beleza?
Além de não ser nada prático para o dia a dia, a médica afirma que a temperatura da gelatina pode causar danos térmicos, ou seja, queimar os fios e raiz. Sem contar que pode abrir as cutículas do cabelo: “É uma temperatura muito alta que vai lesar e desnaturar as proteínas dos fios, aumentando frizz e deixando-os mais opacos.”
Luciana ainda comenta sobre a força feita nos fios para retirar os resíduos do produto, causando traumas no couro cabeludo e até quadros de alopecia por tração, por exemplo.
Mas se a pessoa precisa fazer o procedimento para fins profissionais, como é caso das atletas do nado artístico, a especialista deixa algumas recomendações. É preciso ter uma rotina de hidratação com frequência regular e, antes da aplicação, criar uma película de proteção nos fios: “Tem que usar um blend de óleos essenciais ou de óleo de coco para protegê-los.”
Especialista explica alerta os riscos no uso da gelatina caseira e os cuidados que se deve ter com os fios
Pexels
E, apesar do produto conter proteína em sua formulação, Bia reforça o alerta:
“Nós usamos a gelatina durante a nossa vida inteira, nos nossos 22 anos de nado sincronizado, atualmente nado artístico, mas somente para competir. Não vale a pena usar para qualquer outro fim no cabelo, porque dá muito trabalho fazer e é difícil de tirar.”
Devido ao uso constante da gelatina e do contato com o cloro da piscina, a atleta destaca que sempre cuidaram bem do cabelo: “Depois da competição, o nosso cabelo ficava muito macio, porque tem muito colágeno, mas é melhor investir em produtos bons”, opina Bia.
Branca conta, por exemplo, que passavam óleo capilar antes de entrar na piscina e, depois, uma máscara hidratante: “Bons shampoos, condicionadores e protetores térmicos antes de secar o cabelo, antes de fazer chapinha e usar produtos próprios para a piscina também, isso é uma coisa que ajuda muito.”
+ Trends que dominaram o TikTok para ficar de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *