Em ensaio de moda com tons terrosos, ativista social conta como lida com o relacionamento à distância, fala sobre infância na periferia do Recife e revela que já recusou proposta de trabalho de R$ 200 mil após o BBB Domitila Barros faz ensaio de inverno exclusivo para o gshow
“O tempo não para”, como já dizia Cazuza. E Domitila Barros segue à risca a dica do poeta. Ligada em várias coisas ao mesmo tempo, ela consegue opinar sobre a maquiagem e o cabelo, cronometrar o tempo, dar essa entrevista e posar para fotos, durante o ensaio de moda que ilustra esta matéria. Tudo isso com uma concentração admirável como quem, ao contrário da música, não fica “cansado de correr”.
A ex-BBB posa com looks em tons terrosos que são pura inspiração para o inverno brasileiro: peças leves com sobreposições mais pesadas, roupas de tricô – uma das tendências da estação – e, claro, não poderia faltar um toque de alfaiataria. Tudo isso finalizado com uma beleza minimalista e um glow discreto contrastando com um poderoso black power.
Domitila Barros usa look com cardigan branco de tricô e saia de paetês em tons terrosos
Fabiano Battaglin/gshow
Durante a sessão de fotos, Domitila relembra a infância na periferia do Recife, em Pernambuco, a chegada à Alemanha e a entrada para o BBB 23. A linha do tempo da ativista social reúne muitos acontecimentos e ela destrincha tudo isso ao gshow. Veja a entrevista e o ensaio de moda completo!
De Linha do Tiro para Berlim
A história de Domitila começa neste bairro, localizado na periferia do Recife e que já foi usado para treino de tiro ao alvo do Exército. Hoje, no entanto, são os perigos demográficos que preocupam quem mora na região, além da falta de acesso à educação.
Desde cedo envolvida com o projeto social dos pais, a ONG CAMM (Centro de Atendimento a Meninos e Meninas), ela foi convidada, aos 13 anos, por um casal de amigos da família a passar um mês em Berlim, na Alemanha: “Foi ali que percebi que queria ter uma adolescência livre.”
Voltando para casa, ela passou a ensinar crianças a ler e a escrever por meio de aulas de dança e atuação, e não demorou para que seus esforços fossem reconhecidos internacionalmente. Aos 15 anos, desembarcou nos Estados Unidos para receber o prêmio “Sonhadores do Milênio”, da Unesco, em parceria com a Disney.
Mas, na volta para Linha do Tiro, ela percebeu que pouco tinha mudado em sua vida: “O meu mundo me via como a menina perebenta, suja e que tem piolho. Sofri muito no Brasil com esse tipo de coisa, até eu ter uma certa ascensão social e as pessoas ‘terem que me engolir’, por assim dizer.”
Domitila Barros posa para ensaio de moda inverno com looks terrosos; veja as fotos
Isso a motivou a buscar oportunidades fora do Brasil e a Alemanha veio, naturalmente, como sua primeira opção. Formada em Serviço Social, ela conseguiu uma bolsa de mestrado em Ciências Sociais e Políticas em Berlim, ao mesmo tempo em que foi descoberta por um olheiro e convidada para atuar em uma novela alemã, em 2009.
“Fui ter todos esses acessos a novos idiomas e à educação na Alemanha, não porque não quis aqui no Brasil, mas porque não tive opção. E olha que eu tentei, mas se foi lá que tive essa visibilidade e oportunidade de viver um ‘conto de fadas’, por que não iria aceitar? Foi a mesma coisa com relação ao Miss Alemanha.”
Brasileira coroada Miss Alemanha
E, falando sobre o concurso, ela conta que nunca pensou em concorrer no Brasil por “não preencher os requisitos” e porque o formato alemão não foca em padrões de beleza, mas em questões relacionadas ao empoderamento feminino, diversidade, responsabilidade social.
“Tenho tatuagem desde muito nova, não tenho as medidas necessárias e imagino que a probabilidade de eu ser eleita a mulher mais bonita do Brasil é muito pouca. Sou uma mulher que tem ‘aos cachos’ aqui. Lá na Alemanha, podia ser mulher transgênero e com 1,10m de altura, não importava.”
Como o concurso valoriza pautas que Domitila sempre apoiou, ela enxergou nele uma oportunidade de conquistar mais espaços na mídia, inclusive para trazer atenção aos seus projetos sociais: “Vi o comercial do Miss Alemanha dizendo: ‘Não procuramos a mulher mais bonita da nação, mas a mais inspiradora’. É o quanto as pessoas se identificam com você.”
A combinação tricô com calça de alfaiataria em tons terrosos fica infalível no inverno
Fabiano Battaglin/gshow
A vida pós-BBB
De posse da coroa, a ativista tomou uma decisão difícil: quebrou o contrato do concurso e abriu mão da agenda de miss para participar do Big Brother Brasil 23. E caso você esteja se perguntando se ela arrependeu, a resposta está aqui:
“Jamais! Tenho a completa consciência de que eu nunca teria a chance de, em três meses, alcançar tantas pessoas com uma mensagem tão importante e mudar tantas vidas.”
Mas ela confessa que o confinamento a deixou com medo quanto à recepção do público do lado de fora. Domitila diz que entrou “uma menina doce e ingênua” e saiu “insegura e sem entender o mundo”. Até mesmo ter escutado sua música “Girls With Those Curls” nas festas a deixou confusa:
“Primeiro saiu o Black, a Sarah e depois eu saí achando que tinha sido cancelada e que as pessoas me odiavam. Fiquei chocada quando soube que a minha música fez sucesso, eu pensava que estavam tocando porque tinham pena de mim. Mas, quando comecei a encontrar as pessoas que se identificaram comigo, entendi que a letra fez com que uma geração de meninas aceitasse seus cachos.”
Próximos trabalhos
Look de inverno de Domitila Barros combina vestido midi com recortes na barra com ankle boots
Fabiano Battaglin/gshow
Mais tranquila e diante de vários convites de trabalho, incluindo receber um prêmio em Cannes, ela declara que não pretende deixar mais o Brasil. Mas antes da temporada por tempo indeterminado, a ex-sister adianta que vai participar do Criança Esperança diretamente da Alemanha e, em agosto, vai dar início ao Domitila Global Tour.
“A proposta dessa turnê é visitar pessoas, lugares e iniciativas que são relevantes para o tema sustentabilidade. Quero apresentar estilos de vida que funcionem, globalmente, para pessoas também interessadas por moda, maquiagem, clean beauty e todos esses aspectos.”
Convites rejeitados
No meio de tantas propostas, algumas são recusadas. Ela deixa claro que não está “nadando em dinheiro”, mas diz que alguns convites vão contra as bandeiras que defende.
“Já chegaram a me oferecer R$ 200 mil para divulgar joguinho em uma semana que a minha conta não estava boa. Não recusei porque acho feio ou estou julgando quem faz, mas porque vi muitas famílias serem destruídas pelo álcool e pelo vício no jogo. Então não consigo promover algo que as pessoas, que confiam e se identificam comigo, não podem acionar esse espaço.”
O mesmo vale para propostas estéticas: ela diz ter sido convidada para colocar lentes de contato e fazer lipoaspiração. A ativista social volta a explicar que não tem nada contra os procedimentos, mas não se vê fazendo nenhuma mudança no corpo por enquanto.
Look de Domitila Barros ganha destaque ao misturar corselet com peças de alfaiataria e maxi brinco
Fabiano Battaglin/gshow
“Só fiz preenchimento na boca uma vez. Minha mãe, meu sobrinho e Moritz ficaram horrorizados, mas saiu depois de seis meses. E comecei, pela primeira vez na vida, a massagem modeladora. Isso, para mim, já é estética”, brinca.
Inclusive, durante a sessão de fotos, ela faz questão de deixar a “barriguinha” à mostra ao posar com um look de alfaiataria: “As pessoas precisam ver que todo mundo pode [tirar fotos]”, comenta, entre um clique e outro.
Relacionamento à distância
E como fica o coração com essa agenda abarrotada? Como já contamos em primeira mão, Domitila anunciou que o namorado alemão Moritz Carlo a pediu em casamento durante uma viagem recente a Pernambuco.
Por outro lado, ela afirma que se casar nunca esteve na lista de prioridades, ainda não está pensando nos preparativos da cerimônia e não tem data confirmada: “Nunca quis me casar. Ainda acho que não quero, mas sei que quero dividir a minha vida toda com o Moritz. E a gente vai descobrindo como é o nome disso, juntos.”
No inverno, usar tricô por baixo do slip dress de cetim é uma ótima forma de construir camadas no look
Fabiano Battaglin/gshow
Namorando há 7 anos, o relacionamento começou com muitos desencontros entre os dois, mas isso nunca foi um problema para o casal. Domitila conta que, desde cedo, aprendeu com os pais que “amar não é sobre possuir, é sobre um valor maior do que tudo isso” e que “é a qualidade, não a quantidade, de tempo que você passa com uma pessoa, que determina a sua importância”:
“Têm várias pessoas que estão no meu dia a dia que me odeiam ou que eu não gosto e tenho de vê-las o tempo todo. O Big Brother Brasil foi a maior prova disso, você ficar 24 horas com as pessoas e isso não quer dizer nada. aprendi que amar é sem limites, sem fronteiras e sem medo.”
Ela também jura que não tem medo de ser traída e não sente ciúme do agora noivo em outro continente. Adepta da numerologia, a miss acredita que seu “relacionamento é carmático” e confia que, enquanto ambos estiverem dispostos, “o amor é mais forte do que qualquer anel”.
“Nunca tive medo, porque tudo que eu sou com ele, tudo o que a gente é junto, é tão grande. E sei o que ele vai perder se me trair”, brinca.
Aliás, o casal é mais uma prova de que os opostos se atraem mesmo! Ela tem quase 2 milhões de seguidores no Instagram, venceu o Miss Alemanha, participou do BBB e teve sua vida exposta para milhões de telespectadores. Ele nem rede social tem, é mais caseiro, tímido e não gosta de exposição.
“Não posso ter um namorado que me barre de fazer as coisas. E não sou obrigada a ficar em casa vendo a banda passar, porque ele não quer ir [aos lugares]. Mas ele me incentiva muito a fazer essas coisas que eu gosto e a ser feliz!”
Ela ainda não sabe como pretende fazer caso a união aconteça em breve, mas não tem planos de voltar a morar em Berlim: “Quando estou começando a ficar insuportável, o pessoal fala: ‘Não está na época de tu ver Moritz, não?’ Porque a minha melhor versão é quando estou com ele. O Moritz é tudo que eu sempre sonhei em todos os aspectos, não é só sobre beleza física, é tudo!
Delineado branco se destaca na maquiagem suave de Domitila Barros
Fabiano Battaglin/gshow
‘É sobre amor-próprio, e eu me amo muito!’
Apesar de ser declaradamente apaixonada pelo alemão, Domitila também está em um caso sério de amor com seu momento de vida. Segundo ela, é esse sentimento de plenitude que a faz encarar tudo com mais leveza.
“Acredito que, a partir do momento que a gente aprende a receber o amor e toma decisões não baseadas nos medos, mas nos sonhos, a vida é bonita. E sou incrivelmente feliz na minha vida!”
Ela afirma que se colocar em primeiro lugar fez com que as pessoas também a enxergassem de outra forma. Mas Domitila também nunca aceitou que tentassem mudar algo em sua vida para caber na rotina de outra pessoa:
“É sobre amor-próprio, e eu me amo muito! Quando conheci o Moritz, já estava tão feliz com a minha vida, que nunca cogitei mudar alguma coisa para construir um relacionamento. Sempre tive essa ideia de que, se eu me amo, ele pode me amar também. E por que mudar a minha vida se está tudo bem assim?”
Domitila Barros arrasa na combinação, usando vestido midi caramelo com ankle boots
Fabiano Battaglin/gshow
Créditos
Fotos: Fabiano Battaglin
Assistente de fotografia: Pedro Macimo
Beleza: Leia Abadia (cabelo) e Renato Mendes (maquiagem)
Styling: Salisa Barbosa
Produção de moda: Nayla Leme
Produção de vídeo: Francielly Kodama
Edição de vídeo: Marina Pirozi
Produção: Juliana Pinna e Victor Camara
Coordenação de conteúdo: Anderson Dezan
Veja outros ensaios de moda do gshow!
“O tempo não para”, como já dizia Cazuza. E Domitila Barros segue à risca a dica do poeta. Ligada em várias coisas ao mesmo tempo, ela consegue opinar sobre a maquiagem e o cabelo, cronometrar o tempo, dar essa entrevista e posar para fotos, durante o ensaio de moda que ilustra esta matéria. Tudo isso com uma concentração admirável como quem, ao contrário da música, não fica “cansado de correr”.
A ex-BBB posa com looks em tons terrosos que são pura inspiração para o inverno brasileiro: peças leves com sobreposições mais pesadas, roupas de tricô – uma das tendências da estação – e, claro, não poderia faltar um toque de alfaiataria. Tudo isso finalizado com uma beleza minimalista e um glow discreto contrastando com um poderoso black power.
Domitila Barros usa look com cardigan branco de tricô e saia de paetês em tons terrosos
Fabiano Battaglin/gshow
Durante a sessão de fotos, Domitila relembra a infância na periferia do Recife, em Pernambuco, a chegada à Alemanha e a entrada para o BBB 23. A linha do tempo da ativista social reúne muitos acontecimentos e ela destrincha tudo isso ao gshow. Veja a entrevista e o ensaio de moda completo!
De Linha do Tiro para Berlim
A história de Domitila começa neste bairro, localizado na periferia do Recife e que já foi usado para treino de tiro ao alvo do Exército. Hoje, no entanto, são os perigos demográficos que preocupam quem mora na região, além da falta de acesso à educação.
Desde cedo envolvida com o projeto social dos pais, a ONG CAMM (Centro de Atendimento a Meninos e Meninas), ela foi convidada, aos 13 anos, por um casal de amigos da família a passar um mês em Berlim, na Alemanha: “Foi ali que percebi que queria ter uma adolescência livre.”
Voltando para casa, ela passou a ensinar crianças a ler e a escrever por meio de aulas de dança e atuação, e não demorou para que seus esforços fossem reconhecidos internacionalmente. Aos 15 anos, desembarcou nos Estados Unidos para receber o prêmio “Sonhadores do Milênio”, da Unesco, em parceria com a Disney.
Mas, na volta para Linha do Tiro, ela percebeu que pouco tinha mudado em sua vida: “O meu mundo me via como a menina perebenta, suja e que tem piolho. Sofri muito no Brasil com esse tipo de coisa, até eu ter uma certa ascensão social e as pessoas ‘terem que me engolir’, por assim dizer.”
Domitila Barros posa para ensaio de moda inverno com looks terrosos; veja as fotos
Isso a motivou a buscar oportunidades fora do Brasil e a Alemanha veio, naturalmente, como sua primeira opção. Formada em Serviço Social, ela conseguiu uma bolsa de mestrado em Ciências Sociais e Políticas em Berlim, ao mesmo tempo em que foi descoberta por um olheiro e convidada para atuar em uma novela alemã, em 2009.
“Fui ter todos esses acessos a novos idiomas e à educação na Alemanha, não porque não quis aqui no Brasil, mas porque não tive opção. E olha que eu tentei, mas se foi lá que tive essa visibilidade e oportunidade de viver um ‘conto de fadas’, por que não iria aceitar? Foi a mesma coisa com relação ao Miss Alemanha.”
Brasileira coroada Miss Alemanha
E, falando sobre o concurso, ela conta que nunca pensou em concorrer no Brasil por “não preencher os requisitos” e porque o formato alemão não foca em padrões de beleza, mas em questões relacionadas ao empoderamento feminino, diversidade, responsabilidade social.
“Tenho tatuagem desde muito nova, não tenho as medidas necessárias e imagino que a probabilidade de eu ser eleita a mulher mais bonita do Brasil é muito pouca. Sou uma mulher que tem ‘aos cachos’ aqui. Lá na Alemanha, podia ser mulher transgênero e com 1,10m de altura, não importava.”
Como o concurso valoriza pautas que Domitila sempre apoiou, ela enxergou nele uma oportunidade de conquistar mais espaços na mídia, inclusive para trazer atenção aos seus projetos sociais: “Vi o comercial do Miss Alemanha dizendo: ‘Não procuramos a mulher mais bonita da nação, mas a mais inspiradora’. É o quanto as pessoas se identificam com você.”
A combinação tricô com calça de alfaiataria em tons terrosos fica infalível no inverno
Fabiano Battaglin/gshow
A vida pós-BBB
De posse da coroa, a ativista tomou uma decisão difícil: quebrou o contrato do concurso e abriu mão da agenda de miss para participar do Big Brother Brasil 23. E caso você esteja se perguntando se ela arrependeu, a resposta está aqui:
“Jamais! Tenho a completa consciência de que eu nunca teria a chance de, em três meses, alcançar tantas pessoas com uma mensagem tão importante e mudar tantas vidas.”
Mas ela confessa que o confinamento a deixou com medo quanto à recepção do público do lado de fora. Domitila diz que entrou “uma menina doce e ingênua” e saiu “insegura e sem entender o mundo”. Até mesmo ter escutado sua música “Girls With Those Curls” nas festas a deixou confusa:
“Primeiro saiu o Black, a Sarah e depois eu saí achando que tinha sido cancelada e que as pessoas me odiavam. Fiquei chocada quando soube que a minha música fez sucesso, eu pensava que estavam tocando porque tinham pena de mim. Mas, quando comecei a encontrar as pessoas que se identificaram comigo, entendi que a letra fez com que uma geração de meninas aceitasse seus cachos.”
Próximos trabalhos
Look de inverno de Domitila Barros combina vestido midi com recortes na barra com ankle boots
Fabiano Battaglin/gshow
Mais tranquila e diante de vários convites de trabalho, incluindo receber um prêmio em Cannes, ela declara que não pretende deixar mais o Brasil. Mas antes da temporada por tempo indeterminado, a ex-sister adianta que vai participar do Criança Esperança diretamente da Alemanha e, em agosto, vai dar início ao Domitila Global Tour.
“A proposta dessa turnê é visitar pessoas, lugares e iniciativas que são relevantes para o tema sustentabilidade. Quero apresentar estilos de vida que funcionem, globalmente, para pessoas também interessadas por moda, maquiagem, clean beauty e todos esses aspectos.”
Convites rejeitados
No meio de tantas propostas, algumas são recusadas. Ela deixa claro que não está “nadando em dinheiro”, mas diz que alguns convites vão contra as bandeiras que defende.
“Já chegaram a me oferecer R$ 200 mil para divulgar joguinho em uma semana que a minha conta não estava boa. Não recusei porque acho feio ou estou julgando quem faz, mas porque vi muitas famílias serem destruídas pelo álcool e pelo vício no jogo. Então não consigo promover algo que as pessoas, que confiam e se identificam comigo, não podem acionar esse espaço.”
O mesmo vale para propostas estéticas: ela diz ter sido convidada para colocar lentes de contato e fazer lipoaspiração. A ativista social volta a explicar que não tem nada contra os procedimentos, mas não se vê fazendo nenhuma mudança no corpo por enquanto.
Look de Domitila Barros ganha destaque ao misturar corselet com peças de alfaiataria e maxi brinco
Fabiano Battaglin/gshow
“Só fiz preenchimento na boca uma vez. Minha mãe, meu sobrinho e Moritz ficaram horrorizados, mas saiu depois de seis meses. E comecei, pela primeira vez na vida, a massagem modeladora. Isso, para mim, já é estética”, brinca.
Inclusive, durante a sessão de fotos, ela faz questão de deixar a “barriguinha” à mostra ao posar com um look de alfaiataria: “As pessoas precisam ver que todo mundo pode [tirar fotos]”, comenta, entre um clique e outro.
Relacionamento à distância
E como fica o coração com essa agenda abarrotada? Como já contamos em primeira mão, Domitila anunciou que o namorado alemão Moritz Carlo a pediu em casamento durante uma viagem recente a Pernambuco.
Por outro lado, ela afirma que se casar nunca esteve na lista de prioridades, ainda não está pensando nos preparativos da cerimônia e não tem data confirmada: “Nunca quis me casar. Ainda acho que não quero, mas sei que quero dividir a minha vida toda com o Moritz. E a gente vai descobrindo como é o nome disso, juntos.”
No inverno, usar tricô por baixo do slip dress de cetim é uma ótima forma de construir camadas no look
Fabiano Battaglin/gshow
Namorando há 7 anos, o relacionamento começou com muitos desencontros entre os dois, mas isso nunca foi um problema para o casal. Domitila conta que, desde cedo, aprendeu com os pais que “amar não é sobre possuir, é sobre um valor maior do que tudo isso” e que “é a qualidade, não a quantidade, de tempo que você passa com uma pessoa, que determina a sua importância”:
“Têm várias pessoas que estão no meu dia a dia que me odeiam ou que eu não gosto e tenho de vê-las o tempo todo. O Big Brother Brasil foi a maior prova disso, você ficar 24 horas com as pessoas e isso não quer dizer nada. aprendi que amar é sem limites, sem fronteiras e sem medo.”
Ela também jura que não tem medo de ser traída e não sente ciúme do agora noivo em outro continente. Adepta da numerologia, a miss acredita que seu “relacionamento é carmático” e confia que, enquanto ambos estiverem dispostos, “o amor é mais forte do que qualquer anel”.
“Nunca tive medo, porque tudo que eu sou com ele, tudo o que a gente é junto, é tão grande. E sei o que ele vai perder se me trair”, brinca.
Aliás, o casal é mais uma prova de que os opostos se atraem mesmo! Ela tem quase 2 milhões de seguidores no Instagram, venceu o Miss Alemanha, participou do BBB e teve sua vida exposta para milhões de telespectadores. Ele nem rede social tem, é mais caseiro, tímido e não gosta de exposição.
“Não posso ter um namorado que me barre de fazer as coisas. E não sou obrigada a ficar em casa vendo a banda passar, porque ele não quer ir [aos lugares]. Mas ele me incentiva muito a fazer essas coisas que eu gosto e a ser feliz!”
Ela ainda não sabe como pretende fazer caso a união aconteça em breve, mas não tem planos de voltar a morar em Berlim: “Quando estou começando a ficar insuportável, o pessoal fala: ‘Não está na época de tu ver Moritz, não?’ Porque a minha melhor versão é quando estou com ele. O Moritz é tudo que eu sempre sonhei em todos os aspectos, não é só sobre beleza física, é tudo!
Delineado branco se destaca na maquiagem suave de Domitila Barros
Fabiano Battaglin/gshow
‘É sobre amor-próprio, e eu me amo muito!’
Apesar de ser declaradamente apaixonada pelo alemão, Domitila também está em um caso sério de amor com seu momento de vida. Segundo ela, é esse sentimento de plenitude que a faz encarar tudo com mais leveza.
“Acredito que, a partir do momento que a gente aprende a receber o amor e toma decisões não baseadas nos medos, mas nos sonhos, a vida é bonita. E sou incrivelmente feliz na minha vida!”
Ela afirma que se colocar em primeiro lugar fez com que as pessoas também a enxergassem de outra forma. Mas Domitila também nunca aceitou que tentassem mudar algo em sua vida para caber na rotina de outra pessoa:
“É sobre amor-próprio, e eu me amo muito! Quando conheci o Moritz, já estava tão feliz com a minha vida, que nunca cogitei mudar alguma coisa para construir um relacionamento. Sempre tive essa ideia de que, se eu me amo, ele pode me amar também. E por que mudar a minha vida se está tudo bem assim?”
Domitila Barros arrasa na combinação, usando vestido midi caramelo com ankle boots
Fabiano Battaglin/gshow
Créditos
Fotos: Fabiano Battaglin
Assistente de fotografia: Pedro Macimo
Beleza: Leia Abadia (cabelo) e Renato Mendes (maquiagem)
Styling: Salisa Barbosa
Produção de moda: Nayla Leme
Produção de vídeo: Francielly Kodama
Edição de vídeo: Marina Pirozi
Produção: Juliana Pinna e Victor Camara
Coordenação de conteúdo: Anderson Dezan
Veja outros ensaios de moda do gshow!